quarta-feira, 18 de maio de 2011

AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA - 3º ANO


O gene dominante bloqueia totalmente a atividade do seu alelo recessivo, de maneira que apenas o caráter condicionado pelo gene dominante se manifesta.Nesses casos, portanto, um indivíduo heterozigoto(Aa) exibirá o mesmo fenótipo do homozigoto(AA). Tal fenômeno é chamado de dominância completa.
Mas existem casos em que o gene interage com seu alelo, de maneira que o híbrido ou o heterozigoto apresenta um fenótipo diferente e intermediário em relação aos pais homozigotos ou então expressa simultaneamente os dois fenótipos paternos.Fala-se, então, de ausência de dominância.
Podemos identificar dois tipos básicos de ausência de dominância, cujos os estudos foram desenvolvidos em épocas posteriores á de Mendel:a herança intermediária e co-dominância.
Herança intermediária
A herança intermediária é o tipo de dominância em que o indíviduo heterozigoto exibe um fenótipo diferente e intermediário em relação aos genitores homozigotos.Vejamos os seguintes exemplos:
Exemplo 1. A planta ""maravilha"" (Mirabilis jalapa) apresenta duas variedades básicas para a coloração das flores: a variedade alba(com flores brancas) e a variedade rubra (com flores vermelhas). chamando o gene que condiciona flores brancas de B e o gene para flores vermelhas de V, o genótipo de uma planta com flores brancas é BB, e o genótipo de uma planta com flores rubras é VV. Cruzando-se esses dois tipos de plantas (VV X BB), os descendentes seram todos VB; as flores dessas plantas (VB) seram rosas, isto é, exibirão um fenótipo intermediário em relação aos fenótipos paternais(flores vermelhas e brancas).


Mirabilis jalapa _ Branca

Mirabilis jalapa - vermelha


Mirabilis jalapa - Rosa





















Exemplo 2. Nas galinhas de raça andaluza, o cruzamento de um galo de plumagem preta(PP) com uma galinha de plumagem branca(BB) produz descendentes com plumagem azulada (PB). Percebe-se então que a interação do gene para a plumagem preta(P) com o gene para plumagem branca(B) determina o surgimento de um fenótipo intermediário(plumagem azulada).

Co-dominância
A co-dominância é o tipo de ausência de dominância em que o indíviduo heterozigoto expressa simultaneamente os dois fenótipos paternos.Como exemplo podemos considerar da cor da pelagem em bovinos da raça Shorthon: os indivíduos homozigotos AA tem pelagem vermelha; os homozigotos BB tem pelagem branca;e os heterozigotos AB têm pêlos brancos e pêlos vermelhos alternadamente distribuídos.
Raça Shorton - Branco
Raça Shorton - Vermelho

Raça Shorton - Malhado

terça-feira, 17 de maio de 2011

“Recuperação” de nota do trabalho sobre Técnicas de Preparação Citológica.

Bem, conforme combinado com os alunos que não conseguiram atingir os objetivos do trabalho realizado (isto é, todos os que obtiveram nota abaixo de 10), segue abaixo instruções para a realização de uma atividade prática sobre OSMOSE.

Os alunos deverão realizar a prática abaixo, em casa.

DEMONSTRAÇÃO DA OSMOSE:

Material:

- 2 ovos de codorna ou ovos de galinha CRU;

- Um recipiente Médio;

- 2 copos de vidro;

- água filtrada;

- Açúcar de cana;

- Etiquetas de papel;

- vinagre branco.

Procedimentos:

  1. Coloque o vinagre no recipiente e mergulhe os ovos, de modo a cobri-los completamente. Deixe-os assim por cerca de 24 horas ou até a total remoção da casca calcária. Lave-os (cuidadosamente, para não estourarem) bem sob água corrente.
  2. Coloque a água filtrada nos copos, até cerca de metade da capacidade. Em um deles dissolva a máxima quantidade possível de açúcar (mais ou menos 5 a 6 colheres de sopa), preparando uma solução altamente concentrada, viscosa como calda de doce. O outro copo fica apenas com água. Etiquete os copos, identificando as soluções que eles contém.
  3. Coloque um ovo com a casca calcária removida em cada solução. Observe a forma e a consistência deles a cada duas horas.
  4. Anote tudo o que observar.

Ao término da prática, fazer um relatório.

O que é um relatório: é um documento onde todos os eventos observados são registrados e depois descritos e explicados utilizando embasamento teórico.

Consulte os seguintes documentos:

Como fazer um relatório 1

Como fazer um relatório 2

Como fazer um relatório 3

DATA DA ENTREGA: 23/05/2011 (após essa data, NÃO vou aceitar trabalhos)

PONTUAÇÃO: 10,0







Qualquer dúvida meu msn é: rosilene_biologia@hotmail.com