Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

INÍCIO DO ANO LETIVO

Bem pessoal, o início das atividades escolares está se iniciando aqui no RS.
Então, nada melhor que refletirmos sobre como nos dedicar melhor no presente ano, afim de otimizarmos nossos resultados e trabalharmos com dedicação e sem muito stress.
Vou deixar aqui umas dicas, que considero importantes e bastante úteis para os estudantes.
Tenho certeza de que quem for seguir essas dicas direitinho, terá mais sucesso na chegada dos seus objetivos!
Então pessoal, bons estudos e ótimo ano letivo!!!

14 DICAS PARA ESTUDAR MELHOR

  1. Experimente tomar notas a mão: escrita não é sinônimo de edição de texto. Tenha um bloco ou caderno para anotações livres acostume-se a anotar nele os conceitos interessantes, e coloque data, título e matéria no topo de cada página. Não arranque páginas deste caderno. A escrita manual, e simultânea ao momento em que você adquiriu o conhecimento, pode ser um poderoso estímulo à memorização imediata e definitiva dos conceitos.
  2. Passe a limpo suas anotações: aproveitar alguns minutos do seu tempo de estudo para escrever no mesmo dia, ou no dia seguinte, pela segunda vez (e preferencialmente à mão), os mesmos conceitos anotados durante a aula, organizando-os, analisando e sintetizando, é rápido, favorece a memorização e o entendimento, e pode reduzir a necessidade de algumas horas de estudo na véspera da prova.
  3. Exercite seu poder de síntese: o importante não é quantas páginas você escreve, mas sim o quanto estas anotações conseguirão ajudá-lo na hora de rever ou estudar o conteúdo. Dizer muito em poucas palavras é uma habilidade valiosa para sua vida.
  4. “Quem não sabe, ensina”: faça como os profissionais: ensine para aprender. Após ter estudado, encontre algum colega que entenda menos do que você sabe sobre o assunto da prova, e procure explicar a ele alguns dos conceitos básicos. Organizar mentalmente o assunto, verbalizá-lo, vocalizá-lo e ouvir o feedback do colega são atividades que ajudam a solidificar os fundamentos do seu próprio conhecimento, a correlacioná-los, e até a identificar os pontos que você precisa revisar. E ainda por cima pode ajudar o colega.
  5. Encontre o ambiente certo para estudar: dentro das suas limitações, encontre um lugar sem ruídos externos, sem tentações que o distraiam, com os recursos necessários e, com o espaço suficiente para espalhar seu material . Procure estudar sempre no mesmo local – o cérebro é uma máquina associativa, e se ele associar o ambiente ao ato de estudar, produzir e reter informações, você só tem a ganhar.
  6. Acorde cedo: acostume-se a acordar cedo e tenha mais tempo para realizar seus compromissos, e para aproveitar depois de completá-los!
  7. Tenha uma agenda: não importa a tecnologia. Pode ser um caderno simples, uma agenda de papel, um smartphone, a lista de compromissos do seu celular, um site (como a agenda do Google), ou o que quer que funcione para você. O importante é que você não esqueça dos prazos de seus compromissos escolares importantes. Se a sua opção de agenda tiver como avisá-lo ativamente sobre os compromissos, diminui a chance de esquecer de preparar um trabalho ou estudar para algum exame.
  8. Preste atenção na associatividade: procure sempre encontrar padrões e pontos em comum entre os tópicos do seu estudo, e associe –os a imagens claras e vívidas. Se você fizer estes relacionamentos, fica mais fácil relembrar cada um dos tópicos, pois você pode seguir as cadeias de ligações.
  9. Não force: estudar apenas na véspera, ou passar a noite estudando, são maneiras ineficientes de tentar reter a informação. Você pode ir melhor na prova, estudando menos horas se fizer força para entender os conceitos durante as aulas, e procurar memorizá-los logo após aprender, e não apenas na véspera dos prazos-limite
  10. Não confunda material e aprendizado: aprender é algo que acontece dentro da sua cabeça, e não nas folhas do caderno. Rabisque, rasure, faça o que for necessário para entender e registrar conceitos. Não adianta ter 16 canetas diferentes e o caderno mais completo da turma, se você precisa fazer se quiser alcançar os melhores resultados.
  11. Faça o que tem que ser feito: se você adiar , vai ter de fazer do mesmo jeito e com mais pressa, ou não vai conseguir completar o curso. Saiba quais são suas obrigações, e planeje seu cumprimento para poder fazer tudo com menos esforço. Deixar para última hora torna o trabalho mais difícil e arriscado.
  12. Lazer e descompressão: dedicar-se aos estudos sempre pode exigir abrir mão de algumas coisas, mas se você ficar todo o tempo debruçado sobre os cadernos não vai se manter motivado por muito tempo. Programe pausas e saiba quando realizar um intervalo emergencial para evitar a sobrecarga. Na pausa, abra o MSN, cozinhe, ande de bicicleta, acesse a web, visite algum amigo, e tire os estudos da cabeça. Em compensação, evite manter atividades paralelas que prejudiquem a concentração durante o estudo.
  13. Não exagere na alocação das horas de estudo: não deixe o exagero e o stress atrapalharem. O melhor é estudar *bem*, e não necessariamente estudar *muito*. Suspender um plano de estudos previamente traçado pode ter conseqüências sérias. Vale muito mais a pena criar um plano de estudos previamente adequado a você e ao seu objetivo, e eventualmente ajustá-lo conforme a situação for progredindo.
  14. Lembre-se por que você está estudando: se você não está ali por opção, não encontrará motivação para ir bem. É provável que o ambiente escolar não esteja sempre a seu favor. Mesmo assim, lembre-se dos motivos pelos quais você está estudando.


COMO ESTUDAR

ESTUDAR EXIGE MESMO MÉTODO E MUITA CRIATIVIDADE

Podemos melhorar nossa vida escolar se dominarmos técnicas para aproveitar melhor nosso esforço, como:

  1. Programar horários;
  2. Saber recorrer a pessoas e instrumentos de trabalho adequados (professores, livros, biblioteca, dicionários, etc);
  3. Equilibrar estudo e lazer.
  4. Bastando para isso que o estudante esteja interessado em QUERER ler e aproveitar as dicas ou sugestões que são dados a seguir:

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS NATURAIS ou BIOLOGIA


Esta é a disciplina que o ajudará a conhecer o meio ambiente e os fenômenos físicos e químicos da natureza. Portanto siga esses passos:

  1. Releia o texto e grife (sublinhe) as ideias principais;
  2. Observe o detalhe das ilustrações e desenhos;
  3. Tente fazer as experiências que o texto propõe sob orientação do professor em sala de aula ou laboratório. Todo cientista procura aliar a teoria à prática;
  4. Faça anotações em classe;
  5. Pesquise sobre os assuntos que estão sendo tratados em sala de aula;
  6. Esquematize tudo que você estudou;
  7. Tente explicar, com suas palavras, o que leu, estudou ou experimentou;
  8. Revise matérias que são pré-requisito para a compreensão do conteúdo de ciências (como português e matemática);

    Estude de boa vontade, s
    em reclamar, contestar, estabelecendo um período regular com assiduidade.


PARA TODAS AS DISCIPLINAS:

Para uma boa interpretação de texto:

  1. Leia a primeira vez para conhecer o conteúdo;
  2. Releia, lentamente, parágrafo por parágrafo;
  3. Grife as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário;
  4. Para cada parágrafo, escreva ao lado o mais importante;
  5. Sintetize, oralmente, o que leu.


OS CONSELHOS DE BILL GATES

Bill Gates um homem que dispensa apresentações, foi convidado para uma conferência em uma escola secundária. Muito concisos todos esperavam um discurso de uma hora ou mais, ele falou por menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero.
Em seu discurso, falou sobre como a ”política educacional de vida fácil para as crianças” tem criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola. Acabou por dar alguns conselhos…

  1. A vida não é fácil, acostume-se com isso.
  2. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
  3. Você não vai ganhar $ 30.000 por mês assim que sair da universidade. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar e manter o seu próprio carro e telefone.
  4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
  5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está aquém da sua posição social. Seus avós têm um nome diferente para isso: eles chamam isso de oportunidade.
  6. Se você fracassar, a culpa não é dos seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles e faça certo da próxima vez.
  7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”.
  8. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
  9. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar.Isto não se parece em absolutamente NADA com o que acontece na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!! Portanto, faça certo da primeira vez.
  10. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outras pessoas o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
  11. Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que abrir mão do barzinho e da boate e ir trabalhar!
  12. Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam serem uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.
Texto – Bill Gates (Adaptado de um discurso)



Nenhum comentário:

Postar um comentário