Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cordyceps, um fungo digno de outro planeta

Cordyceps é um gênero de fungo ascomiceto que inclui cerca de 400 espécies descritas. Todas as espécies são endoparasitóides, principalmente de insetos e outros artrópodes (são, portanto, fungos entomopatogênicos), alguns são parasitas de outros fungos. As espécies mais conhecidas do gênero é a Cordyceps sinensis , registrado pela primeira vez no Tibet no século 15. Ele é conhecida como Gumba yartsa no Nepal.Também é conhecido como fungo de lagarta e é comumente considerado um cogumelo medicinal na medicina tradicional chinesa e na medicina tibetana tradicional. 
Cordyceps em lagartas

Uma vez que parte do micélio vegetativo do fungo, invade e substitui os tecidos de sua vítima (formiga,lagarta), uma longa lista de estroma começa a crescer a partir do corpo deste(uma frutificação alongada que pode ser cilíndrica, ramificada, ou de forma complexa). O estroma tem muitos peritécios pequenos em forma de balão, estes, por sua vez, contêm os ascósporos, que normalmente quebram em fragmentos. Depois de algumas semanas, o estroma começa a liberação de esporos e muitos insetos ficarão infectados.

Cordyceps em uma formiga
Algumas espécies de Cordyceps são capazes de afetar o comportamento de seus insetos hospedeiros, o Cordyceps unilateralis obriga as formigas a subirem e anexarem-se em uma planta antes de morrer. Isso garante o ambiente e a temperatura ideal e umidade ao parasito e a distribuição máxima dos esporos que brota para fora do corpo do inseto morto.
Este fungo pode realmente causar o desaparecimento de uma colônia inteira de formigas, por isso normalmente ao ter alguns sintomas, a formiga infectada é imediatamente expulsa do ninho por uma outra que se muda para uma distância segura.

Cordyceps em uma tarântula

Foram encontradas folhas fossilizadas que sugerem que esta capacidade de modificar o comportamento dos insetos evoluiu a mais de 48 milhões de anos atrás. O gênero é distribuído mundialmente e a maioria das cerca de 400 espécies têm sido descritas na Ásia (notadamente Nepal, China, Japão, Coréia e Tailândia).A espécie Cordyceps são particularmente abundantes e diversificadas em florestas úmidas tropicais e temperadas.
O gênero tem muitos anamorfos (estados assexuados), dos quais o Beauveria (incluindo possivelmente o Beauveria bassiana, Metarhizium, e Isaria) são os mais conhecidos, uma vez que estes têm sido utilizados no controle biológico de pragas de insetos. 
Cordyceps em uma formiga

Algumas espécies são fontes de Cordyceps bioquímicos com interessantes propriedades biológicas e farmacológicas, como o cordycepin, o anamorfo da Cordyceps subsessilis (Tolypocladium inflatum) que deu origem a droga ciclosporina-a útil em transplantes de órgãos humanos, uma vez que suprime o sistema imunológico ( droga imunossupressora).O vídeo abaixo mostra a espécie Cordyceps unilateralis.